19
Jun 09

 

Morreu o Pe. Filipe
Quem toca agora a concertina?
A ultima imagem que recordo do Padre Filipe data de Novembro ultimo, aquando do Dia D, em Montemor-o-Velho. Gorro enfiado na cabeça, concertina nas mãos e aquele ar meio aéreo que o escuro da noite e o fumo da fogueira encobriam. Umas atrás das outras, sacou da concertina as notas que davam seguimento às músicas que a malta iniciava a trautear.
Conversámos sobre muitas coisas, o padre Filipe era um manancial de conhecimentos e pequenas histórias que enriqueciam qualquer conversa. Actualizei-o sobre os conhecidos que tinha na região, surpreendi-me com a lembrança que tinha de todos, alguns bem novos, com quem se cruzou num dos últimos ACANACs!
Deixa-nos um grande escuteiro, uma pessoa linda. O C.N.E. perde alguém muito especial mas é sobretudo a Igreja que perde um padre extraordinário: próximo de cada escuteiro, porque ia às actividades dos escuteiros, porque se metia com eles, porque partilhava o seu saber de forma fácil, sem se valer disso para sobressair numa homilia ou marcar uma posição de suposta superioridade.
Muitos poderão testemunhar a importância da acção do Pe Filipe ao longo dos anos. Quer como Assistente Nacional, quer como o dirigente amigo e disponível com quem o C.N.E. sempre contou. Eu só poderei recordar os momentos dos acampamentos, das acções de formação, dos Conselhos Nacionais. Aqueles em que no sossego das horas mortas, após as grandes actividades do dia, as grandes discussões, podíamos enfim misturar futebol com Deus e cruzar um café com um cheirinho...
Neste mês em que a Flor de Lis recorda as figuras e o exemplo de Velez da Costa e do Tó Bé, o Senhor quis chamar a si o nosso Padre Filipe. Sentimo-nos tristes. Fazem-nos falta, amigos!
José Carlos Santos
publicado por semprealunosdeleiria às 09:16

3 comentários:
Envio este artigo porque fiquei na dúvida se este Padre Filipe seria ou não o "nosso Padre Filipe". Realmente não restam duvidas. É mesmo ele!
Recordo-o aí do Liceu pelos laços de afecto e proximidade que estabelecia com todos os alunos.
Mais tarde, nos anos setenta, foi até padrinho de casamento do Cabé Amado da Silva (tb ele ex aluno do Liceu de Leiria). Era um amigo!
guida bruno a 19 de Junho de 2009 às 12:16

Pergunto: era o PADRE FILIPE VIEIRA? Segundo as informações que tinha este meu professor faleceu há 4 anos. Ou então será outro Padre Filipe.
Hélio a 20 de Junho de 2009 às 02:16

caros colegas do Liceu - dos tempos saudosos - anos setenta

Realmente o Padre Filipe era um grande amigo e nunca se furtava às novas dúvidas mais íntimas.

Vou-vos contar um história dsses tempos:

Um dia contei ao meu professor de Moral - O padre Filipe, no intervalo, uma grande preocupação minha: Não sei o que hei-de fazer sr. professor.
Então o que se passa?

Acabei com um namoro e a rapariga disse que se matava.
Ele sorriu e disse:
Tu achas mesmo que ela se vai matar?
Gostas dela?
Eu não! Mas tenho receio que ela faça algum disparate.
Ora, Ora não tenhas receio de tal, ela e tu ainda são muito novos.

E na realidade não se matou.
Lembrei-me até, de a minha mãe me dizer um outro dia, quando lhe perguntei, na altura em que deveria ter uns 16 anos, se aquela rapariga poderia vir a ser a minha mulher definitiva no futuro e ela me responder, não a sorrir como o padre Filipe, mas de lágrimas nos olhos.

Ó filho ainda és tão novo, ainda há-de correr muita água debaixo da ponte.
E foi verdade. Correu mesmo muita água!

Mais tarde, apesar de essa rapariga me levar a beber da água de uma das bicas da fonte das carrancas (junto ao Hotel Lis), e de se acreditar que esse conjunto provocaria uma ligação eterna nos amores, ela segui o seu e eu o meu caminho. era uma parvoíce que na altura não conheçia.
Bebi, mas não resultou!

Era outra que me estava destinada pelo livre arbítrio.

Um abraço de amizade aos colegas dos tempos do Liceu.
Ai que saudades desses tempos e também do padre Filipe, que era um professor culto, bem formado, um amigo de verdade!

Renato Paz
Renato Paz a 22 de Junho de 2009 às 10:09

Junho 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
20

21
23
24
27

28
29
30


mais sobre mim

ver perfil

seguir perfil

3 seguidores

pesquisar neste blog
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

blogs SAPO